terça-feira, 8 de julho de 2014

“O MONÓLOGO DO BANQUEIRO”: 1º ENSAIO DIA 12 NA BARRACA ÀS 15H00. ENTRADA ABERTA A PÚBLICO

banca

“ELES ANDAM AÍ” E DOGMA\12 A TOPÁ-LOS DAQUI…

Sob a forma de um monólogo de “surrealismo social”, o actor João Maria Pinto interpretará a 7ª produção e “Opus nº 3” de DOGMA\12, sob a forma de um monólogo. Apesar de aparecerem outras duas personagens em cena, já no final, quando certos indivíduos falam é sempre um monólogo. É o caso do Banqueiro que João Maria Pinto interpretará, que se distrai, mas detesta distracções e, quando não, porque despediu uma funcionária que estava grávida e teve de a readmitir, pelo que resolveu mudar a agência bancária em agência funerária… O que é realmente lógico em função da actuação da Banca para os seus clientes…

Será a oportunidade de ouvir desta ‘Palestríade Teatrale’ a importante reflexão que a cavalgadura faz no Tômo Terceiro da sua conferência, no capítulo “Da Arte de Cavalgar toda a Cultura”, afirmando poético-pragmaticamente que Ser banqueiro é ser mais alto, ser artista é ser mais baixo. As Artes Plásticas, por exemplo, exigem plasticidade bastante para a abstracção substituir qualquer outra instalação de pensamento, que não seja o de não pensar demais, porque cansa, distrai do essencial e, em casos extremos, pode provocar motins. Instalar caixas de sapatos vazias, sim: é uma justa homenagem aos nossos industriais de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Felgueiras ou ‘what every’…

Com texto e encenação de Castro Guedes, este ‘mais um’ provocatório exercício de ‘inquietação de consciências’, a subir a cena só para finais de Novembro ou mesmo em Dezembro apenas, levanta a ponta do véu com a possibilidade dos interessados assistirem, com entrada gratuita, ao primeiro ensaio.

Sem comentários:

Enviar um comentário