domingo, 28 de setembro de 2014

SPA: CULTURA A NORTE


                                                                  Jorge Castro Guedes



SPA: CULTURA A NORTE

Para responder às necessidade e vontade da realização de animação cultural a Norte, a Sociedade Portuguesa de Autores vai dar início a um novo conjunto de iniciativas, intitulado genericamente “SPA: CUTURA A NORTE”. Castro Guedes, fundador e Director Artístico de Dogma/12, foi encarregado pela administração da sociedade de formular e propor os conteúdos estratégicos e programáticos deste mesmo programa. Estes pretendem, a partir de uma figura reconhecidamente representativa (pessoal ou institucional, singular ou colectiva), em um ou vários sectores da vida cultural a Norte, ir além da homenagem e registo de memória e divulgação da acção empreendida, para fazer a ponte para as suas continuidades, influência e outras realizações práticas que, directa ou indirectamente, provocaram.
O facto, naturalmente, enche de orgulho Dogma/12 pelo significado e voto de confiança, não apenas na pessoa, mas também da capacidade de trabalho destoutro projecto que, sem quaisquer outros suportes que não sejam a acção “militante” de várias pessoas e os apoios logísticos de outros parceiros em dois anos se afirmou e tornou, de facto, uma singularidade no teatro português contemporâneo, a desafiar o impossível… Sem contudo perder a perspectiva de que é a pluralidade artística e estética o melhor contributo para a riqueza do teatro português.
“SPA: CULTURA A NORTE” é, porém, de âmbito artístico e cultural muito mais vasto do que o teatro, as artes cénicas ou mesmo as manifestações artísticas e culturais. Assim, neste último trimestre de 2014, com carácter experimental, o programa organiza-se em três ciclos, um por mês, tendo por temas:
Outubro - Fernando Fernandes: A Divulgação da Leitura.
Novembro - O cinema no Porto: E no princípio era o Cineclube do Porto.
Dezembro – Óscar Lopes: Saber e Partilhar, Amar a Língua Portuguesa.

A primeira sessão é já no próximo Sábado, 04 de Outubro, pelas 15h30 no Museu Nacional Soares dos Reis, onde, além de uma exposição iconográfica sobre o livreiro e as Livrarias Divulgação e Leitura – dois ex-libris do Porto e do Norte – várias personalidades farão os seus depoimentos relativos à temática e ao homenageado, havendo ainda lugar para dois momentos musicais pelo pianista Fausto Neves. Sendo, todos os Sábados, pelas 16h00, realizadas mais acções, para dia 11 fica já garantida, na Casa das Artes, no Porto também, a apresentação da média metragem de Manoel de Oliveira “Singularidades de Uma Rapariga Loira”, a partir de um conto de Eça de Queirós, enquadrando-se no tema de “Livro e Cinema”, com um debate a realizar.

Tendo como MediaPartner o grupo Controlinveste, “SPA: CULTURA A NORTE” conta também com o apoio à divulgação do quinzenário “As Artes Entre As Letras” e tem, para já, como parceiros a Câmara Municipal do Porto, o Cineclube do Porto, a Universidade Popular do Porto, o Festival de Curtas de Vila do Conde, o Pinguim Café, o Coral de Letras e o Museu Nacional de Soares dos Reis, onde ocorre a primeira sessão de cada ciclo.




Sem comentários:

Enviar um comentário