sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

1ª CRIAÇÃO DE DOGMA 12 NOMEADA PARA PRÉMIO



Criação de DOGMA 12 Nomeada para Prémio


TRÊS MULHERES
EM TORNO DE UM PIANO



NOMEAÇÃO NA CATEGORIA: MELHOR TEXTO PORTUGUÊS REPRESENTADO EM 2012
PRÉMIOS SPA
Sociedade Portuguesa de Autores



Estreada em Julho de 2012 no Teatro da Comuna, “Três Mulheres Em Torno de Um Piano” foi a 1ª criação de Dogma 12 (constituído em 17 de Fevereiro de 2012) e fica logo assinalada pela nomeação para os Prémios da SPA, na categoria de Melhor Texto Português Representado em 2012. Trata-se de um estímulo, cujo significado se encontra ampliado não só por ser a 1ª criação deste novo projecto, mas também porque no seu Manifesto Fundador, nos 12 dogmas enunciados, o nº 11 reza assim: “o reportório aqui abrange exclusivamente textos originalmente escritos em língua portuguesa: como afirmação identitária; não expressão xenófoba.”.
 "Três mulheres em torno de um piano" é acompanhado na nomeação  por "Chão d´água" de João Monge e "Três dedos abaixo do joelho" de Tiago Rodrigues.
“Três Mulheres em Torno de Um Piano” integra uma trilogia (Jogo de Espelhos), a que pertencem os textos “2084: o Triunfo dos Novo Porcos” e “Hotel Bielderberg” (este proposto a concurso à DGArtes, para ser estreado na Sala-Estúdio do Teatro da Trindade em 31 de Outubro próximo, na altura da reabertura do espaço agora encerrado para obras). Ambos incluirão uma edição da Editora “Letras & Coisas”, prevista para 22 de Abril, com o “Teatro (In)Completo” de Castro Guedes (peças e teatralizações), assinalando os 40 anos de carreira profissional do Director Artístico de Dogma 12.
A escolha final de entre os textos nomeados será divulgada na Grande Gala da SPA no dia 25 de Fevereiro no Centro Cultural de Belém.






O destino da produção do “Hotel Bielderberg” será conhecido aquando da decisão da DGArtes/SEC para os apoios às artes, com anúncio previsto para 21 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário