sábado, 18 de janeiro de 2014

“HOTEL BILDERBERG”

images

HOTEL BILDERBERG” DE NOVO EM CENA NA BARRACA, DATA DE REPOSIÇÃO ADIADA: DE 22 DE JANEIRO PARA 02 DE FEVEREIRO

A vida tem destas coisas, imprevistas, inadiáveis e às vezes nada agradáveis. Efectivamente foi o que aconteceu e é, mais do que profissionalmente, humanamente inultrapassável e perfeitamente compreensível. O actor Guilherme Filipe, quase em cima da hora já da reposição deparou-se com um problema familiar de saúde que exige a sua presença e tempo para o resolver. Nada garante, nem nós podemos garantir, que ate ao final da carreira desta série na Barraca, que termina a 02 de Março, seja absolutamente garantido que ele retome o papel. Mas esperamos, e estamos convictos de, que tal aconteça. Assim até lá, é o próprio encenador, Castro Guedes, quem o vai substituir provisoriamente.

Mas como o teatro exige um grande esforço e os papéis de actor e encenador são tão diferenciados, embora o próprio encenador Castro Guedes tenha pedido ao actor Castro Guedes que fosse o mais célere possível, este respondeu que sim, mas antes de 2 de Fevereiro não estava pronto. Tendo consciência que substituir Guilherme Filipe é sempre difícil, neste caso ainda mais, pois trata-se de uma brilhante interpretação de todo o elenco, a verdade é que o actor Castro Guedes promete tudo fazer para, encontrando o seu próprio registo, tudo fazer para não destoar que o encenador Castro Guedes quer e lhe “exige”.

Ao mesmo tempo, em 40 anos de carreira já feita, estas duas pessoas, fundidas no mesmo ser humano, vão representar uma peça encenada pelo mesmo, embora em tempos diferentes, mas não deixa de ser uma raridade e, se calhar, ocasião mesmo única. É que nisso, quer o actor Castro Guedes, quer o encenador Castro Guedes concordam não saberem ocupar em simultâneo espaços tão distintos e tão diferenciados métodos de trabalho, que têm enquanto ou é encenador ou é actor! Trata-se de uma idiossincrasia pessoal e não de nenhum cânone ou teoria de impossibilidades. Mas não deixa de ser apetecível ver o actor Castro Guedes no papel de Schwartz, que Guilherme Filipe enriqueceu com o que lhe acrescentou de pessoal. Talvez seja um bom pretexto para ver duas vezes “Hotel Bilderberg”, uma vez com um e outra com outro, aproveitando para “escavar” num texto prenhe de sinais e informação.

Entretanto as reservas já começaram a ser feitas (!) e espera-se que haja mais porque, quanto mais público mais cedo, mais depressa passa a palavra e mais público no fim haverá. Nisso não há medos: nem do encenador Castro Guedes, nem do actor Guilherme Filipe que continua, em espírito até voltar materialmente, a acompanhar todas as representações de “Hotel Bilderberg”. Aliás é para que não se repita o que aconteceu na primeira série de apresentações, na Sala-Estúdio do Teatro da Trindade, onde o público começou a aumentar cada vez mais… mas foi quando chegou ao fim da carreira. É por isso muito forte o apelo para não adiarem a visita ao Hotel…

Quem coordena a produção é um dos membros do GAP (ver o que é na actualização do Blog em 12/12/2013), a Lídia Simões, sendo que o GAP cresce e vai ganhando colaboradores num projecto que se propõe estar… A DESAFIAR O IMPOSSÍVEL, querendo alargá-lo em rede de redes até haver vários GAP (ver informação sobre isso mais à frente). Os contactos podem ser, e devem ser, todos feitos através dela, ou pelo e-mail dogma12.estudio@gmail.com ou pelo telemóvel 927.703.290, com pelo menos 6 horas de antecedência para reservar lugares.

 












Sem comentários:

Enviar um comentário